Home
NOTÍCIAS DAS FILIAIS Terceiro Trimestre de 2008 PDF abrir em uma nova janela Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 03 de Novembro de 2008 17:22

 

ESPÍRITO SANTO

 

Eliane Ventorim

No passado mês de julho, a professora Eliane Ventorim, do IBFC RL, orientada pelo prof. Ricardo da Costa, defendeu no Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, uma importante tese de Mestrado sobre As idéias políticas e a apologética de Ramon Llull (1232-1316) sobre a cruzada na Terra Santa. Congratulemo-nos com ela pela alta nota alcançada.

O membro e coordenador da filial Espírito Santo, Dr. Ricardo da Costa, participou dos seguintes eventos:

1) No dia 03 de agosto, apresentou palestra intitulada "A perspectiva tomista da morte" no curso "Tanatologia - II Curso de Educação para a Morte. Uma Abordagem Plural e Interdisciplinar", no Centro de Estudos Professor Antonino dos Santos Rocha (USP);

2) No dia 29 de agosto, o projeto de pesquisa "Os atributos divinos na obra de Bernardo de Claraval (1090-1153) e no Livro da Contemplação de Ramon Llull (1232-1316)", no I Seminário do Mestrado em Filosofia da Ufes;

3) Entre os dias 27, 28 e 29 de outubro de 2008, apresentou, no Colóquio de Filosofia da Religião 2008 - Transcendência e Imanência (UFRJ), o trabalho "A transcendência acima da imanência: a Alma na mística de São Bernardo de Claraval (1090-1153)".

Trabalhos publicados pelo Dr.Ricardo da Costa:

Artigos completos publicados em Periódicos:

1) "A Educação na Idade Média: a Retórica Nova (1301) de Ramon Llull", Notandum (USP), v.. 16, p. 29-38, 2008;

2) Juntamente com Adriana Zierer. "Os torneios medievais", Boletín Electrónico de la Sociedad Argentina de Estudios Medievales, v. 3, p. 1-15, 2008;

3) "Para que serve a História? Para nada....", Sinais - Revista Eletrônica do NEI, v. 1, p. 43-70, 2008.

Capítulos de livros publicados:

1) "Então os cruzados começaram a profanar em nome do pendurado . Maio sangrento: os pogroms perpetrados em 1096 pelo conde Emich II von Leiningen ( c. 1138) contra os judeus renanos, segundo as Crônicas Hebraicas e cristãs". In: Jean Lauand. (org.). Filosofia e Educação - Estudos 8 - Edição Especial VIII Seminário Internacional CEMOrOc: Filosofia e Educação. 1 ed. São Paulo: CEMOrOc-ED-FEUSP / Factash Editora, 2008, v. 8, p. 35-61;

2) "História e Memória: a importância da preservação e da recordação do passado". In: Jean Lauand. (org.). Filosofia e Educação - Estudos 10 - Edição Especial VIII Seminário Internacional CEMOrOc: Filosofia e Educação. São Paulo: CEMOROc-EDF-FEUSP / Factash Editora, 2008, v. 10, p. 81-89;

3) "A conquista de Córdoba por Fernando III, o Santo". In: Jean Lauand. (org.). Filosofia e Educação - Estudos 13. 1 ed. São Paulo: EDF-FEUSP - Factash Editora, 2008, v. 13, p. 07-18.

Textos em jornais de notícias/revistas:

1) "A Ordem de Cristo, sucessora dos templários". História Viva 59, São Paulo, p. 43, 29 set. 2008.

Ricardo da Costa informa que decidiu retirar-se do mestrado em História da Ufes para dedicar-se totalmente ao mestrado em Filosofia da Ufes, recentemente aprovado pela CAPES, e do qual é membro efetivo de seu corpo docente na Linha "Metafísica".

 

MARANHÃO

A aluna Neila Matias de Souza, da Universidade Estadual do Maranhão, defendeu, com nota 10, uma monografia relacionada com Raimundo Lúlio, sobre o cavaleiro cristão. O trabalho baseia-se no Livro da Ordem da Cavalaria, além de discutir também outros textos sobre o cavaleiro.

 

MATO GROSSO

Ars Magna

Quem desejar estudar a lógica paraconsistente de Raimundo Lúlio pode entrar em contato com o prof. Guilherme Wyllie, coordenador desses estudos no Brasil. A revista Aquinate de dezembro de 2008 publicará uma entrevista com o prof. Guilherme Wyllie sobre a Lógica de Ramon Llull.

 

PARANÁ

Hermógenes Harada

Os Profs. Hermógenes Harada e Dennys Girardi estão estudando o Intelecto em Lúlio a partir de uma leitura fenomenológica. No momento estão pesquisando sobre a compreensão de universo e seus graus de elevação no ser. O Estudo dos graus de elevação fez com que deparassem com o Movimento. No Livro da Lamentação da Filosofia, o Movimento demarca a passagem da dinâmica de matéria e forma (substância composta), para a dinâmica da pura forma (substância simples). Lúlio destaca o movimento como quem alerta para uma outra concreção do ser, o reino das substâncias simples, que tem no intelecto seu primeiro grau.

 

RIO DE JANEIRO

O aluno Bernardo Veiga, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro acaba de apresentar sua Monografia para a formatura sobre a comunicação nas religiões. No seu último capítulo, de mais de 60 páginas, estuda o conceito de diálogo inter-religioso em Bento XVI e mostra as semelhanças com o pensamento de Raimundo Lúlio.

 

 
Português

Megaloja

Livros em Destaque:

LANÇAMENTO
Ateísmo e Relativismo: É possível conciliar?
Anderson M.R.Alves


LANÇAMENTO
Livro Contra o Anticristo
Ramon Llull


LANÇAMENTO
Ser e Dever-ser
Anderson Machado Rodrigo Alves


LANÇAMENTO
O Sal da Consciência
Rafael Ruiz