Home
MINI CURSOS PDF abrir em uma nova janela Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 22 de Fevereiro de 2007 00:00

As contribuições de Raimundo Lúlio, Francisco de Vitória, Hugo Grócio e Immanuel Kant para as relações Internacionais. Um olhar do passado sobre o presente.

No contexto proposto na IV Semana de Relações Internacionais, na UNESP, que teve lugar no Campus de Franca os dias 18 ao 22 de setembro, o Prof. Dr. Josep Blanes, membro fundador do IBFC Raimundo Lúlio, organizou, e ministrou junto com outros dois professores, este Minicurso visando enfatizar a influêcia das questões filosóficas na abordagem ética das Relações Internacionais, criando assim um Cosmopolitismo Ético.

Neste sentido buscaram-se alguns dos autores que mais influenciaram na referida temática e deverão ser analisados verificando as suas principais contribuições. Raimundo Lúlio, teólogo, filósofo e cientista do século XIII, Francisco de Vitória, teólogo e filósofo do século XV, Hugo Grócio, teólogo e jurista do século XVI, Immanuel Kant, filósofo do século XVIII, trata-se de um conjunto de autores que pelas suas biografias e pelo seu trabalho intelectual, em nossa opinião, influenciaram de forma decisiva para a criação de um Cosmopolitismo Ético.
O mini-curso analisou em primeiro lugar as respectivas biografias no seu contexto histórico, mostrando o grau de preocupação pela temática refletido nas diversas atitudes diante da vida e das relações sociais as quais, para todos eles, vão muito além das comunidades locais, regionais ou estatais. Em segundo lugar, a análise centrou-se nos respectivos trabalhos intelectuais e nos diversos caminhos escolhidos para fundamentar a necessidade da ética nas relações entre os povos. Finalmente, numa tentativa de síntese e de resgate histórico, traçou-se um paralelo entre as diversas situações da atualidade e aquilo que os citados autores poderiam comentar e contribuir, à luz das suas respectivas idéias e trabalhos.

 
Português

Megaloja

Livros em Destaque:

LANÇAMENTO
Ateísmo e Relativismo: É possível conciliar?
Anderson M.R.Alves


LANÇAMENTO
Livro Contra o Anticristo
Ramon Llull


LANÇAMENTO
Ser e Dever-ser
Anderson Machado Rodrigo Alves


LANÇAMENTO
O Sal da Consciência
Rafael Ruiz