Home Notícias Notícias do Instituto NOTÍCIAS DAS FILIAIS Segundo Trimestre de 2011
NOTÍCIAS DAS FILIAIS Segundo Trimestre de 2011 PDF abrir em uma nova janela Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 16 de Junho de 2011 12:55
PARANÁ

O PROFESSOR DENNYS ROBSON GIRARDI, RECEBE HOMENAGEM DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

O diretor da Filial Paraná do IBFC Raimundo Lúlio recebeu em 25 de maio passado uma menção honrosa do Secretário da Saúde do Estado do Paraná, Michele Caputo Neto, pelas atividades relacionadas à pesquisa em Hanseníase. Das diversas pesquisas desenvolvidas pelo professor, destacam-se o projeto desenvolvido em 2008,
intitulado: “Cidadãos asilados egressos do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná: Quem são e como estão?” e a atual pesquisa: “SADHANS: Sistema de apoio à prevenção – Identificação do desenvolvimento de incapacidades no pós-alta de hanseníase”.

As pesquisas do professor geraram muitas publicações com vulto nacional e internacional.

Veja mais:

 BRASÍLIA 

O Prof. Jean Cormier está elaborando um série de oito livros sobre a ética luliana, o primeiro será teórico e se chamará, provisoriamente, "A ética segundo Raimundo Lúlio" e os outros sete livros serão sobre as sete virtudes fundamentais: Fé, Esperança, Caridade, Força, Temperança, Prudência, Justiça.

Também será ministrado um curso na Universidade de Brasília (Unb) de agosto a dezembro com o tema "Sobre a alma". Neste curso serão abordados as concepções de alma dos seguintes autores: Aristóteles, Agostinho, Avicena, Tomás de Aquino, Lúlio e Suarez.  

RIO DE JANEIRO

No passado setembro de 2010 teve lugar na Universidade Federal Fluminense o:

 

I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA MEDIEVAL DA UFF: RAIMUNDO LÚLIO E O ISLÃ
Data: 23 de setembro de 2010 Local: Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá - Bl. O (Sala 510)
Organização: Prof. Dr. Guilherme Wyllie, Coordenador da Filial Rio de Janeiro do IBFC Raimundo Lúlio
Programação:
8:30 – Prof. Esteve Jaulent (Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio, Brasil): Os universais em Raimundo Lúlio.
9:40 – Prof. Dr. Victor Pallejà (Universitat d’Alacant, Espanha): Ramon Llull y el Islam del siglo XIII: desencuentro y fin de una era.
10:50 – Intervalo
11:10 – Prof. Dr. Celia Lopez (Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha): El Liber de anima rationali en la historia del antiaverroismo luliano.
12:20 – Prof. Dr. Alexander Fidora (Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha): “Los sarracenos y judíos creen que nosotros creemos…” Ramon Llull y el problema de la percepción percibida de los ‘infieles’.

A Universidade Federal Fluminense, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, abriu o Mestrado em Filosofia com duas seções: Filosofia da Arte e História da Filosofia, com um projeto sobre a Lógica de Raimundo Lúlio.

O Coordenador da Filial, Dr. Guilherme Wyllie continua avançando nos seus estudos sobre a lógica paraconsistente luliana, em particular a história da lógica adaptável.

 CEARÁ

CURSO SOBRE A CULTURA CATALÃ: FORMAÇÃO E EXPRESSÃO

Dadas as boas relações que o IBFC Raimundo Lúlio mantém com as universidades brasileiras e tendo ministrado diversos cursos na cidade de São Paulo, decidiu oferecer para todo o Brasil um curso que apresentasse a língua catalã sob uma ótica diferente: como expressão da cultura catalã. E além disso, realizá-lo num lugar diferente, na cidade de Fortaleza, onde se encontra a sua Filial do Estado do Ceará.

O professor Miguel Afonso Linhares, membro do IBFC Raimundo Lúlio, licenciado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado em Filologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, ministrou as duas partes do Curso, a presencial e a virtual. As aulas trataram da língua catalã comparada com outras línguas românicas, as particularidades e o léxico do catalão, os povos que falam essa língua, analizou-se o poema Tirallonga de monosíl.labs, de Pere Quart, exibiram-se videos do programa Caçador de paraules, da TV3, discutiu-se a questão política em torno à identidade da variantes valenciana, trabalhou-se o tema dos advérbios-preposições e analizou-se a situação social de cada variante dialectal do catalão. Também estudou-se o movimento musical dos Setze-Jutges, em particular Joan Manuel Serrat, Lluis Llach e Maria del Mar Bonet e, embora não formou parte do movimento, de Ramon.

Esses tópicos foram completados com uma visão histórica da formação de Catalunya e da Coroa de Aragão, explicando-se a lenda da Senyera, segundo Joan Amades, e a unificação do Estado a partir de Jofre el Pilós e os outros condes catalães.
Leia-se mais...

Veja aqui a opinião da aluna do curso, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza, mestre em Lìnguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará, no apaixonante texto CATALUNHA DO PONTO DE VISTA DE UMA BRASILEIRA.

 

 
Português

Megaloja

Livros em Destaque:

LANÇAMENTO
Ateísmo e Relativismo: É possível conciliar?
Anderson M.R.Alves


LANÇAMENTO
Livro Contra o Anticristo
Ramon Llull


LANÇAMENTO
Ser e Dever-ser
Anderson Machado Rodrigo Alves


LANÇAMENTO
O Sal da Consciência
Rafael Ruiz