CURSO Hegemonia & Autocracia Ilustrada como base da Rev.Cultur
Assunto: CURSO Hegemonia & Autocracia Ilustrada como base da Rev.Cultur
Data de Envio: 2016-02-16 09:39:09
Edição N #: 113
Conteúdo:
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SEMINÁRIOS DE FILOSOFIA

Novos horários:

Sábados das 10:00 às 12:00 hs



 

CURSO

Hegemonia & Autocracia Ilustrada

como base da Revolução Cultural

 

INÍCIO DIA 04/03/2016 Sábado das 10:00 às 12:00 hs

 

 

 

 

O CURSO

Para o marxismo toda cultura está explicita ou implicitamente subordinadas à linhas políticas determinadas, não existe a arte pela arte, ou literatura e filosofia que esteja acima do político, não existe cultura que se desenvolva independentemente da política. A arte, a literatura e até a filosofia devem fazer parte da causa revolucionária, nos termos de Lênin, elas constituem "uma pequena roda dentada e um pequeno parafuso" do maquinário da revolução, sendo a cultura uma poderosa arma política que prepara ideologicamente o terreno para a revolução.

Este combate pelo monopólio da cultura não é pacifico é uma Luta pela Hegemonia. Nesta batalha não se ataca o inimigo com metralhadoras, mas com um arsenal de ideias. E para obter a vitória nesta guerra cultural é necessária a formação de uma vanguarda ilustrada, composta de intelectuais capazes de aparelhar a cultura com o fim de subverter os valores da sociedade para produzir o "Novo Homem". Logo a literatura e a arte não são mais que engrenagens pedagógicas da máquina revolucionária.

A Hegemonia é concebida como associação de Consenso + Força, com o predomínio do elemento Consenso sobre o elemento Força. Porém não dispensa o uso da força, se necessária para eliminar os agentes recalcitrantes. Segundo Gramsci, o critério metodológico que deve comandar qualquer análise é: a supremacia de um grupo social se manifesta de dois modos: como "domínio" ou como "direção intelectual e moral". Portanto, um grupo social deve dominar os grupos que deseja "submeter e liquidar" até com a força armada se for necessário, e ao mesmo tempo deve dirigir os grupos afins e aliados. Este grupo deve ser dirigente "já antes de conquistar o poder governamental". Esta é uma das condições principais para a própria conquista do poder. Ser Hegemônico significa ter primeiro a superioridade intelectual e moral do que a superioridade econômica e militar, o que aproxima a ação hegemônica da "arte da guerra". Essa luta hegemônica é, pois, uma guerra cultural, com o objetivo de subverter os valores das diversas concepções do mundo dos outros grupos à uma única concepção.. Não é só um debate intelectual, mas um conflito vital.

Por este motivo, Gramsci entende o Partido num sentido amplo, propagandístico e cultural, e não só no sentido formal de organização composta por um programa oficial, por políticos profissionais, militantes e um quadro burocrático de funcionários. Pensa que os intelectuais têm função política, já que; "as ideias e as opiniões não 'nasceram' espontaneamente no cérebro de cada indivíduo: tiveram um centro de formação, de irradiação, de difusão, de persuasão; houve um grupo de homens ou até mesmo alguma individualidade que as elaborou e apresentou e impôs na forma política atual".
Feliz ou Infelizmente Gramsci morreu antes de colher os frutos das suas ideias.


FINALIDADE DO CURSO

Demonstrar a importância dos intelectuais no aparelhamento da cultura fazendo dela engrenagem de transformação e subversão política da sociedade.

A quem é dirigido: O curso destina-se a os interessados em compreender a relação entre Intelectuais, Ideias e Poder.

Método de estudo seguido nas aulas:
O método consiste na explicação e reflexão dos problemas levantados pelos textos, comentários e exposição.

TEMAS

Aula 1: Espontaneísmo X Consciência Política
Aula 2: Os Intelectuais e a Formação da Consciência Coletiva
Aula 3: Dualidade de Poder e o Aparelhamento da Sociedade Civil
Aula 4: Cultura como Campo de Guerra
Aula 5: A Contradição entre Ideias e Valores
Aula 6: Gnosticismo Intelectual
Aula 7: Fideísmo Populista
Aula 8: Revolução Cultural segundo Lênin, Gramsci e Mao
Aula 9: Arte e Literatura como Engrenagens Subversivas
Aula 10: Marxismo como Religião
Aula 11: Hegemonia & Autocracia Ilustrada 1
Aula 12: Hegemonia & Autocracia Ilustrada 2

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BUCI-GLUCKSMANN, Christine, Gramsci e o Estado, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980.
COUTINHO, Carlos Nelson, Gramsci: Um estudo sobre seu pensamento político,
Rio de janeiro, Civilização Brasileira, 1999.
COUTINHO, Sérgio Augusto de Avellar. A revolução gramscista no ocidente. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 2002.
CRUZ CRUZ, Juan, Filosofia da História, Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência "Raimundo Lúlio" (Ramon Llull0, São Paulo 2006.
FERREIRA, Oliveiros S. Os 45 cavaleiros húngaros. São Paulo; Brasília: Hucitec; UnB, 1986.
GRAMSCI, Antonio. O leitor de Gramsci. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, v. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, v. II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
MARX, Karl . A questão judaica. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005.
ORTEGA Y GASSET, José. História como sistema. Brasília: UnB, 1982,
RUSSELL, Bertrand. O poder: uma análise social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1979.
SOWELL, Thomas. Os intelectuais e a sociedade. São Paulo: É Realizações, 2011.
VÀZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

PROFESSOR

Professor Ricardo Gustavo Garcia de Mello mestrando do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América latina - PROLAM/USP. Trabalhou no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Possui graduação em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Foi monitor das disciplinas de Ciência Politica e Relações Internacionais (2010) e bolsista CNPq de iniciação cientifica do Projeto Renato Archer/INEU (2010). Pesquisador na área de Pensamento Político-social.

DATAS E HORÁRIOS

12 encontros semanais de 2 horas-aula.

Sábados das 10:00 às 12:00 hs

INÍCIO DIA 04/03/2016

 

INVESTIMENTO

R$ 300,00 à vista ou

3 parcelas de R$ 112,00

 

LOCAL: Praça da Sé, 21 Edifício São Marcos - 5 andar cj. 503

INSCRIÇÕES informe seu nome completo e telefone ao Sr. Marco Antonio pelo telefone 11 3101 6785 / 95134-6626 ou pelo email: lulio1232@gmail.com

Vagas limitadas, máximo 15 alunos!!!

Curso condicionado à formação de turmas!

 

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