Metáfora e argumentação sobre o ato de Amar :
Quais suas Profundidades?
A LINGUAGEM DOS PÁSSAROS
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Uma grande confusão se instalou no vale dos pássaros. Nenhum deles sabia mais o que fazer ou a quem recorrer. Foi convocada uma assembléia geral onde decidiram partir em busca de seu rei, o lendário Simorgh, cujo reino ficava além do monte Káf, a magnífica montanha que circunda a Terra. Para lá chegar é preciso atravessar o mundo passando por sete vales cujos nomes causam pavor aos viajantes. Mas guiados pela poupa (pássaro que simboliza o homem dotado de integridade e sabedoria) os pássaros seguem adiante. Muitos são os perigos dessa longa jornada. Dos milhões de pássaros que partiram; apenas trinta chegam à presença do rei. Cansados e envelhecidos após tão penosa aventura, os pássaros, finalmente, diante do Simorgh, contemplam extasiados a beleza purificada de seus próprios rostos.
POEMAS MÍSTICOS
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Jala-l al-Di-n Rumi, viveu no século XIII época de grande florescimento do sufismo (mística oriental), com a presença de místicos de grande envergadura como Fari-d al-Di-n Atta-r (1140-1230) e Ibn´Arabi (1165-1240). Não há como traduzir a força da experiência espiritual senão mediante a poesia, que representa uma porta de abertura ao Real inominado. O uso da linguagem poética remete-nos ao "barzakh" – istmo ou mundo intermediário –, que liga o nosso mundo ao mundo que se encontra além das palavras. Num de seus belos poemas Rumi faz um convite que é essencial: “Lava tuas mãos e teu rosto nas águas deste lugar”.
O LIVRO DO GENTIO E DOS TRÊS SÁBIOS
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Um filosófo quer se distrai e vai para uma floresta, lá encontra um judeu, um cristão e um muçulmano. Cada um deles argumenta a existência de Deus, segundo sua religião.
Neste cenário Lúlio permite ao leitor, espaço para reflexão de acordo com a perspectiva de argumentação de cada um destes três sábios.
O Amor... A Natureza do entendimento... A Verdade... A Lei... serão abordados pela capacidade intelectual de Lúlio, num processo de sistematização, a Arte Luliana.
Uma argumentação cuja perspectiva é o conhecimento da Realidade.